Blog

18/08/2021

A importância de ter um responsável técnico na sua obra

A importância de ter um responsável técnico na sua obra

 

A maioria das pessoas quando vão construir ou reformar, tende a abrir mão de um responsável técnico na sua obra, optando apenas pelos pedreiros e empreiteiros, com intuito de baratear a construção. Muitos indagam o seguinte: “Se eu não dispuser de um responsável técnico na minha obra, ela vai cair?”, a resposta é: – Não! Bem dificilmente. Entretanto, deixa-se de ter algumas garantias na sua edificação, que certamente teria caso optasse por um responsável técnico presente, são elas: Planejamento, Qualidade, Segurança e Durabilidade. Adiante, vou detalhar a importância de cada uma delas, para que você possa está ciente, e optar por um responsável em sua obra.

· Planejamento

Não existe coisa melhor do que você planejar algo, e sair tudo dentro dos conformes! Quem nunca viu aquela obra que dura meses, ou até anos e parece que não acaba nunca? Pois bem, um responsável técnico, além de planejar seu tempo de obra e cumpri-lo, ele pode monitorar os serviços que estão sendo executados, evitando assim aqueles extravios de tempo que todos os pedreiros gostam de fazer, ainda mais se o serviço for pago por hora trabalhada.

· Qualidade

Sabia que é possível gastar menos e manter a qualidade do serviço? Um profissional que atua na área, além de planejar, ele sabe elaborar um orçamento com os melhores produtos, e prever todos os gastos, se atentando aos fornecedores com os preços mais acessíveis do mercado. O orçamento é de suma importância, pois nele consta todos os insumos e até mesmo valor da mão de obra, que você cliente, irá precisar. Com o orçamento em mãos, evitamos aquelas compras unitárias (materiais que sempre faltam quando não se tem um orçamento) nos materiais de construção de bairro, onde normalmente, fornecem os materiais com um custo mais elevado.

· Segurança

Um dos segmentos que mais geram acidentes de trabalho é a construção civil, sendo assim o segundo setor que mais gera mortes em nosso país. O responsável técnico, ele tem conhecimento das normas regulamentadoras, inclusive a NR18, que trata especificamente da saúde e segurança na construção civil. É fundamental que os trabalhadores adotem medidas de segurança, e que o local de execução do serviço, esteja preparado de acordo com as normas. Outra coisa de suma importância é o uso dos EPI’s devidos, para tais serviços prestados, onde o técnico pode está de prontidão fazendo a fiscalização sobre o uso dos mesmos.

· Durabilidade

Este último quesito é o que gera mais dor de cabeça para quem constrói, pois obras de pequenas edificações familiares e comerciais, estão entre as que mais sofrem patologias (irregularidades), em um curto espaço de tempo, gerando um gasto posterior, que não estava previsto. O responsável técnico, ele aplica o termo que chamamos de Profilaxia das edificações, que é a aplicação de meios tendentes a evitar as irregularidades ou a sua propagação.

Exemplos de Patologias mais comuns:

Imagem importância de ter um responsável técnico na sua obra 2

Imagem 1 – Costa e Borba Eng

Imagem importância de ter um responsável técnico na sua obra 1

Imagem 2 – Inova Civil

 

 

 

 

 

 

 

Visto isso, você não vai realizar a sua obra sem um responsável técnico né? Espero que não! Lembre-se de salvar esse artigo e encaminhar para aquele seu amigo que pretende construir ou reformar. Não o deixe desinformado!

Posts Relacionados

A importância de ter um responsável técnico na sua obra
18/08/2021

A importância de ter um responsável técnico na sua obra

Saiba Mais
ps-vidro-estamos-vivendo-a-era-das-fachadas-de-vidro
14/06/2021

Estamos vivendo a era das fachadas de vidro?

Saiba Mais
14/06/2021

É possível recuperar um piso de madeira?

Saiba Mais